Nutrição

Suco “cura ressaca” ajuda a aliviar os efeitos da bebedeira; confira as dicas

Durante as comemorações de fim de ano, normalmente, ocorrem excessos e abusos na ingestão de bebida alcoólica, na quantidade e na qualidade das preparações. São muitas horas de evento, agitação e euforia. Dessa forma, nós acabamos excedendo na “dose”, realmente.

Com o consumo excessivo de álcool, alimentos gordurosos, condimentados ou apenas por comermos maior quantidade do que estamos habituados, “agredimos” órgãos importantes para digestão e absorção de nutrientes como fígado, pâncreas, vesícula biliar, estômago e intestino, podendo apresentar dor de cabeça, náuseas, vômitos, má digestão, azia e diarreia. Por isso, confira as dicas para combater a ressaca:

– Aumente a hidratação: beba pelo menos 3 litros de água para reidratar o corpo e acelerar a eliminação de toxinas.

– Utilize água de coco e bebidas esportivas\ isotônicos repositores de sódio e potássio, perdidos em consequência de vômitos e diarreia

– Não fique sem comer. Dê preferência por alimentos naturais como frutas, verduras e legumes. Quanto mais frescos e variados, maior a quantidade de vitaminas e minerais.

– Utilize chás digestivos como Boldo, hortelã, erva doce e erva cidreira

– Acrescente gengibre, excelente digestivo e anti-inflamatório.

– Se houver diarreia e vômito retire produtos lácteos (leite, queijos, iogurte), folhosos, alimentos crus e integrais e frutas laxativas (mamão, ameixa seca, laranja, tangerina)

– Evite a ingestão de alimentos gordurosos, carne vermelha, alimentos cremosos\ fritos\ gratinados, café, pimenta, curry, cominho, chocolate, refrigerante, bebida alcóolica, chá preto, mate

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